Importante: Trabalhando 100% online para ajudar os motoristas, por e-mail, WhatsApp ou Telegram.

Legislação

Uso de celular ao volante é infração gravíssima.

Abaixo alguns dados alarmantes referente ao uso do celular no volante:
Pinterest LinkedIn Tumblr

Com o aumento da tecnologia ficou cada vez mais comum o uso do celular, as estatísticas divulgadas todo ano deixa claro o aumento também no índice de acidentes provocados pelo uso do aparelho.

O uso do celular ao volante está entre as maiores causas de acidentes com morte no trânsito. Tal infração provoca mais de um tipo de distração no condutor. A distração visual ocorre quando você desvia o olhar para a tela do celular;

A cognitiva faz com que o cérebro do condutor passe a refletir sobre outra ação, fazendo-o dirigir em modo automático; Distração auditiva deixa a percepção de sons como buzina e sirene em segundo plano; Por fim a distração física, tira do condutor o controle do volante.

Abaixo alguns dados alarmantes referente ao uso do celular no volante:

  • 150 mil pessoas perdem a vida todo ano devido o cometimento da infração
  • O uso do aparelho celular aumenta em 400% o risco de acidentes
  • Quase 20% da população das capitais brasileiras faz uso de celular enquanto dirige

De acordo com art. 252 do CTB, são possíveis dois tipos de infração pelo uso do celular ao volante.

Utilizar fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular, é infração média, o valor da multa é de R$ 130,16.

Retirar uma das mãos do volante para segurar ou manusear o aparelho celular, a infração será gravíssima, o valor da multa custa R$ 293,47 e atribuição de 7 pontos na carteira.

Recorra Detran é um serviço on-line que atende a pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil, nosso diferencial é a experiência no desenvolvimento das defesas e principalmente no atendimento, pré e pós consultoria.

Escreva um comentário